sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Dia Da Consciência Negra

A Escola Zélia Costa De Almeida,comemorou no dia 30 de novembro o mês da consciência negra.Vamos contar pra vocês um pouco da historia de Zumbi Dos Palmares.

Quilombo dos Palmares -- localizado na atual região de União dos PalmaresAlagoas - foi formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas.
Zumbi nasceu em Palmares, Alagoas, livre, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado 'Francisco', Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Apesar destas tentativas de aculturá-lo, Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte anos.Por volta de 1678, o governador da Capitania de Pernambuco cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. Foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa;a proposta foi aceita, mas Zumbi rejeitou a proposta do governador e desafiou a liderança de Ganga Zumba.Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo de Palmares.

No dia 30 de novembro realizou-se um grande desfile valorizando a beleza negra da escola.Os primeiros e segundos lugares, masculino e feminino tiveram como premiação kits de beleza. A atividade também contou com a exposição dos fan clips produzidos pelos estudantes e ainda com a apresentação de maracatu do grupo BATUQUE NAUA, do professor  Arthur.''Foi tudo de bom''.''Valeu'' Professor Santana e toda a gestão e comunidade escolar.











E é claro, não poderiamos deixar de agradecer ao nosso mestre de cerimonia Eduardo Lopes. Valeu Eduardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário